sexta-feira, 7 de junho de 2013

Alguns depoimentos selecionados do fórum:

Por Maria Tereza:


Em 3/6/2013 23:23
"Infelizmente minha experiência de leitura não foi tão agradável nas séries iniciais e no ensino fundamental II, antigo ginásial. Fui alfabetizada no método tradicional e não me lembro de ter ouvido leituras nesses anos todos. Ao ingressar no Ensino Médio as leituras eram obrigatórias e eu pouco li. Fiz o curso de Letras para aprender a gostar dessa disciplina, pois sempre tive facilidade na área de exatas. Aprendi a gostar de ler praticamente na adolescência e , apesar de achar muito importante a leitura sem compromisso com período literário e autores indicados para determinado ano, procurei aproveitar o tempo "perdido" e ler os clássicos da nossa literatura. Há 20 anos  leio para os meus alunos de primeiro ano do EF I e II. Leio, em média 200 textos (de vários gêneros) por ano para as crianças de séries iniciais e, para o Ensino Fundamental II e EM,procuro ler pelo menos um texto por semana, pois temos outros momentos que envolvem leitura e produção textual. Das obras que li a que mais me marcou foi "Mar morto". Nenhuma outra me causou tamanha dor. Quando li o depoimento de Newton Mesquita pensei imediatamento nesse romance e concordo plenamente com ele: "O  texto literário permite-nos uma comunhão com o universo revelado pelo autor." Abraços.... e até mais!"



Em 4/6/2013 22:32
"Sandra, amei seu poema! Parabéns!!!!!!!"

Meus primeiros anos escolares

Saudades daquelas tardes ensolaradas
Do meu uniforme azul e vermelho
Da cantina, dos “tios e tias”
Do cheiro de giz de cera,
Do material novo, da mochila nova
Dos meus amiguinhos...
Quem quando criança não quis ser professor?
 Sempre tive uma queda pelas palavras,
Não sei se é herança de família vinda de lá das terras de Camões
Ou mera identificação
O fato é que elas sempre fizeram parte da minha vida
Nos debates orais, nas produções textuais,
E até mesmo na criação de pequenas  peças teatrais.
Sei que graças aos meus professores e aos livros que li
Aprendi a pensar e refletir
E viajei...
Viajei muito...
E conheci histórias e personagens inesquecíveis:
Polyana menina, Polyana moça,
Cazuza, Tonico, Tonico e Carniça...
Entre outros que ajudaram a criar o meu ser e
 Ficarão na minha memória.
Prof. Sandra Lúcia

Em 4/6/2013 22:10
"Revendo minhas práticas de leitura e produção de texto, lembrei de mais uma leitura que  gostei muito e que me fez "mergulhar" no mundo da personagem e sofrer junto com ela! O livro é "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga. Depois de ler para meus alunos, propus  uma  produção: cada aluno escolheria um capítulo e reescreveria esse capitulo fazendo as adaptações necessárias para que o texto "contasse" a sua história, seus medos e angústias. Após terminarem as produções, os alunos fizeram as leituras e amaram esse momento. Os capítulos foram reunidos e encadernados e o título, depois de muitas sugestões ficou: "Nós, na bolsa amarela". Abraços..."




Por Helena Yukie

Em 5/6/2013 20:26
"O que dizer sobre meu gosto pela leitura.
Gosto de ler de tudo um pouco, mas as minhas leituras favoritas envolvem suspense, mistério e terror, este último sendo o meu predileto. Talvez esse gosto sombrio tenha surgido na adolescência, pois nas férias devora livros com essa temática. Ultimamente minhas leituras têm sido para meu filho de quatro anos, que adora os clássicos infantis, principalmente a história dos "Três porquinhos" e "Pinóquio". Esse gosto pela leitura dele começou desde cedo, mas aos dois anos, ele me fez ler a obra "O Pequeno Príncipe". 
Há uns dois dias atrás eu o vi às voltas com o livro "Caminho de Swan" de Proust, e ao questioná-lo se a leitura não era muito difícil, ele me respondeu: "Está fácil", claro que não aguentei e comecei a rir, já que ele reconhece as letras, mas ainda não tem a compreensão de mundo para ler obra tão complexa."

Em 7/6/2013 20:00
"Minhas primeiras leituras

A minha alfabetização começou em japonês, com meus avós, pois eram eles que ficavam comigo e meu irmão, enquanto meus pais trabalhavam, por isso falar em Português para mim aconteceu tardiamente. Na escola eram as professoras que liam os textos e os livros, e quando elas deixavam, havia uma comoção geral, pois todos queriam ler.
Comecei a tomar gosto pela leitura com as histórias em quadrinhos do Mickey, do Tio Patinhas, do Pato Donald, da Turma da Mônica e mangás (escritos na língua japonesa). Mas depois de reler muitas vezes as mesmas histórias, pois na época HQs e mangás eram caros para mim e consumiam minha mesada, que era pequena. Minha mãe, D. Elza, percebeu que ler estes gêneros textuais, já não me satisfaziam mais, então começou trazendo para casa livros da biblioteca da escola em que lecionava (ela foi professora do antigo primário), durante as férias, ela trazia uma caixa cheia de livros, que eu logo terminava, pois não conseguia parar de ler. Já na fase inicial da adolescência passei a  tomar gosto pelas história da série "Berenice, a detetive", série Vagalume, Pollyanna e todos as histórias de aventura, no final da adolescência, a mais sombria (como meu pai fala até hoje), pois foi nesta época que passei pela fase "aborrecente", lia livros de terror, o meu preferido, "Horror em Amityville". Que até hoje é o gênero literário de cabeceira, porém leio de tudo um pouco, procuro acompanhar também o que os alunos leem, pois acredito que, nós, educadores, precisamos conhecer o gosto deles, e assim discutirmos na sala de aula, não podemos nos distanciar da linguagem nem dos produtos culturais que eles consomem.

Ufa! Acho que chega, não é mesmo?"




3 comentários:

  1. Amiga, parabéns pelo blog do seu grupo.
    Seu depoimento é muito fofo!!! Eu não sabia que você amava o gênero terror! Surpreendente!

    Beijos
    Rita

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  2. O blog está muito bonito. Parabéns!

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  3. Parabéns, querida!
    O blog está excelente, adorei. Eu também adoro o gênero terror.
    Beijos.

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