quinta-feira, 6 de junho de 2013

Perfil do grupo 1 - Helena e Maria Tereza

HELENA YUKIE KANOMATO (Cursista) 
Mauá-SP 

Sou professora há 17 anos, efetiva em dois cargos (Língua Portuguesa e Inglês) na EE Profª Therezinha Sartori. Amo o que faço e por isso me dedico ao máximo, procuro ler de tudo e estudar sempre. Desafio é o combustível para que eu melhore meu trabalho todos os dias, pois os alunos estão em constante transformação, e por isso, nós, educadores, precisamos criar novas oportunidades e maneira para promover a aprendizagem.

Abraços,
Helena Yukie

MARIA TEREZA ROSSI COSTA (Cursista)
Ribeirão Pires - SP 
Olá  a todos!
 Sou professora há 23 anos e amo minha  profissão. Sou casada há 31 anos, tenho três filhos maravilhosos e o meu marido é a minha "cara metade". Amamos animais e a Clarinha é a nossa cachorrinha tão querida. Participei de vários cursos promovidos pela Secretaria de Educação. Hoje foi o último dia do curso presencial “Melhor Gestão, Melhor Ensino” e estou feliz, pois aprendi muito com as palestras, estudos e relatos dos colegas. Espero concluir esse curso com o mesmo entusiasmo que concluí os demais cursos.  Estou pensando em fazer outro curso: de Contadora de histórias - Como foi lindo esse momento!  Pratico a minha Fé, amo os meus amigos e sou apaixonada pela vida!  Abraços a todos!
Maria Tereza





2 comentários:

  1. Professora Helena,
    ao ler suas observações sobre o desinteresse dos alunos à leitura, fico ainda mais triste e preocupada, pois esperava que essa conduta acontecesse apenas com a minoria da classe estudantil. Infelizmente, é fato que acontece com a maioria e mesmo com o recurso das novas tecnologias, ainda encontramos dificuldades, pois dependendo do gênero textual e dos temas abordados, os alunos não têm "grande" interesse e acabam desanimando, pois não aceitam textos longos com o prazer que gostaríamos que aceitassem. Outro fator negativo no processo é o realizar a leitura ou atividade só se preocupando com a nota. Essas propostas de leitura que foram apresentadas no curso presencial são maravilhosas, mas o material didático apresenta excelentes textos e importantíssimos conteúdos que , muitas vezes não conseguimos desenvolvê-los com dinâmicas atrativas. Parabéns pela visão realista sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Maria Tereza,
    Infelizmente esta é a realidade encontrada nas salas de aula, e concordo com você, esta conduta deveria ser da minoria, por isso cabe a nós, educadores, reverter este quadro e aumentar o número de leitores e de escritores competentes.

    ResponderExcluir