Conto:
Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto
Sequência
Didática:
Objetivo: aguçar, no aluno, o interesse em
conhecer o texto, manifestar seu ponto de vista em relação ao tema, identificar
as semelhanças e diferenças entre os gêneros: conto e romance e, de maneira
prazerosa, produzir um conto com o mesmo tema
.Número de aulas
previstas: 2
Interlocutores: alunos: 9º ano e 1º EM- da EE Profº
Casemiro Poffo
Motivação: Dia dos Namorados!
Para apresentar o texto “MEU
PRIMEIRO BEIJO” escrevi na lousa:
12 de junho - Dia dos namorados!
Ao
ler essa anotação, os alunos deram início às conversas sobre como estavam se
sentindo nesse dia.
O
próximo item do registro foi: Leitura do conto “MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antonio
Barreto.
Esse
título gerou curiosidade e os alunos pediram que eu lesse logo, pois
estavam curiosos!
Aproveitei
a empolgação, dos alunos, e dei início ao próximo passo: fiz algumas perguntas:
-
Onde vocês acham que acontece a história? Numa cidade movimentada ou
pacata, no litoral, numa praça .... Os alunos sugeriram, mas queriam
ouvir a leitura....
A
próxima pergunta foi sobre que tipo de conversa os personagens estariam tendo
para que, segundo o título, acontecesse o beijo? A maioria disse que o assunto
devia ser agradável, mas tinha dúvida se o beijo aconteceria entre um rapaz e
uma moça. Podia ser com pessoas do mesmo sexo, mas isso não teria importância,
“nada de preconceito”.
Prossegui
e fiz a próxima pergunta: Vocês acham que para acontecer o primeiro beijo deve
haver um sentimento especial? Permiti que manifestassem suas opiniões
sobre esse momento na vida das pessoas e, principalmente no início da fase de
adolescência. Continuei:
-Quem
não “observa” a pessoa antes de beijá-la?
Alguns
alunos disseram não ter esse cuidado ou preocupação, que o importante é
“curtir”. Os demais alunos ficaram pensativos e, indecisos,
começaram a dar respostas que “disfarçassem” essa preocupação, pois
na verdade selecionam antes do “ficar”, com exceção a algumas
situações, como acontece nas baladas.
Após
esse momento fiz a leitura do texto, porém fazia algumas pausas para ver as
reações e comentários. Em alguns momentos , além de parar com a leitura, perguntei:
O que vocês acham que acontecerá agora?. Esses momentos foram
interessantes, pois os alunos queriam acertar nas deduções.
Terminada
a leitura, fui surpreendida com a pergunta:
-
Professora, a senhora se lembra de seu primeiro beijo? Conta pra nós!
Como
o próximo passo seria a produção textual, aproveitei o momento para
relatar o meu primeiro beijo e o relatei com alegria, sem vergonha de me expor,
pois queria que eles deixassem fluir seus pensamentos no momento da
produção sem receio ou “tabus”. Aproveitei para falar do papel do escritor
literário – através de uma situação vivida ou não, triste ou alegre, ele deixa
a imaginação fluir e coloca no papel toda a inspiração que surge no momento da
“criação” e eles deveriam pensar e agir como escritores: mesmo que não tivessem
beijado, ainda, imaginariam e tudo se tornaria verdade!
Dispostos
a produzirem um conto, começaram a “buscar” na memória, quando foi que
aconteceu o primeiro beijo. As produções foram concluídas e, com muito entusiasmo,
queriam que fossem lidas de imediato.
O
objetivo da aula foi alcançado, pois os alunos produziram contos
envolventes, com lindos momentos românticos e apaixonantes!
O
próximo passo será a autocorreção dos erros apontadas por mim e,
por fim a leitura aos colegas.
Aproveito
e parabenizo todos os alunos que se deixaram envolver pelas propostas
da aula, apresentada pelos professores e que colaboraram para que as aulas
acontecessem com êxito!!
Profª
Maria Tereza
Nenhum comentário:
Postar um comentário