sexta-feira, 14 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DE MARIA TEREZA sobre a aplicação da SD.

Conto: Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto
 Sequência Didática:

Objetivo: aguçar, no aluno, o interesse em conhecer o texto, manifestar seu ponto de vista em relação ao tema, identificar as semelhanças e diferenças entre os gêneros: conto e romance e, de maneira prazerosa, produzir um conto com o mesmo tema
.Número de aulas previstas: 2

Interlocutores: alunos: 9º ano e 1º EM- da EE Profº Casemiro Poffo

Motivação: Dia dos Namorados!
 Para apresentar o texto “MEU PRIMEIRO BEIJO” escrevi na lousa:                                                                
12 de junho -  Dia dos namorados!

 Ao ler essa anotação, os alunos deram início às conversas sobre como estavam se sentindo nesse dia.
O próximo item do registro foi: Leitura do conto “MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antonio Barreto.
Esse título gerou curiosidade e os alunos  pediram que eu lesse logo, pois estavam curiosos!
Aproveitei a empolgação, dos alunos, e dei início ao próximo passo: fiz algumas perguntas:
- Onde vocês acham que acontece a história?  Numa cidade movimentada ou pacata, no litoral, numa praça .... Os alunos sugeriram, mas queriam  ouvir a leitura....
A próxima pergunta foi sobre que tipo de conversa os personagens estariam tendo para que, segundo o título, acontecesse o beijo? A maioria disse que o assunto devia ser agradável, mas tinha dúvida se o beijo aconteceria entre um rapaz e uma moça. Podia ser com pessoas do mesmo sexo, mas isso não teria importância, “nada de preconceito”.
Prossegui e fiz a próxima pergunta: Vocês acham que para acontecer o primeiro beijo deve haver um sentimento especial?  Permiti que manifestassem suas opiniões sobre esse momento na vida das pessoas e, principalmente no início da fase de adolescência. Continuei:
-Quem não “observa” a pessoa antes de beijá-la?
Alguns alunos disseram não ter esse cuidado ou preocupação, que o importante é “curtir”.  Os demais alunos ficaram pensativos e, indecisos,  começaram a dar respostas que “disfarçassem” essa preocupação, pois  na verdade selecionam  antes do “ficar”, com exceção a algumas situações, como  acontece nas baladas.
 Após esse momento fiz a leitura do texto, porém fazia algumas pausas para ver as reações e comentários. Em alguns momentos , além de  parar com a leitura, perguntei: O que vocês acham que  acontecerá agora?.  Esses momentos foram interessantes, pois os alunos queriam acertar nas deduções.
Terminada a leitura, fui surpreendida com a pergunta:
- Professora, a senhora se lembra de seu primeiro beijo? Conta pra nós!
Como o próximo passo seria a produção textual, aproveitei o  momento para relatar o meu primeiro beijo e o relatei com alegria, sem vergonha de me expor, pois  queria que eles deixassem fluir seus pensamentos no momento da produção sem receio ou “tabus”. Aproveitei para falar do papel do escritor literário – através de uma situação vivida ou não, triste ou alegre, ele deixa a imaginação fluir e coloca no papel toda a inspiração que surge no momento da “criação” e eles deveriam pensar e agir como escritores: mesmo que não tivessem beijado, ainda, imaginariam e tudo se tornaria verdade!
Dispostos a produzirem um conto, começaram a “buscar” na memória, quando foi que aconteceu o primeiro beijo. As produções foram concluídas e, com muito entusiasmo, queriam que  fossem lidas de imediato.
O objetivo da aula foi alcançado, pois os alunos produziram  contos envolventes, com lindos momentos  românticos  e apaixonantes!
O próximo passo será  a autocorreção dos erros apontadas por mim  e,  por fim  a leitura aos colegas. 
Aproveito e parabenizo todos os  alunos  que se deixaram envolver pelas propostas da aula, apresentada pelos professores e que colaboraram para que as aulas acontecessem com êxito!!

 Profª Maria Tereza

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