sábado, 15 de junho de 2013

ANÁLISE DOS TEXTOS

GÊNEROS E PROGRESSÃO EM EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA – ELEMENTOS PARA REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA SUÍÇA (FRANCÓFONA) DOLZ Joaquim & SCHNEUWLY Bernard (1996)

DISCUSSÃO EM GRUPO: “DIMENSÃO COMUNICATIVA DA LINGUAGEM”

A intenção é trazer os gêneros para contextualização de sala de aula e para instrumentalizar o discente a ampliar e a aplicar a expressão oral e escrita.
Exemplo: quando propomos a elaboração de jornal, não podemos trazer um jornal e simplesmente pedir aos alunos para que façam uma publicação, como se a prática fosse uma mera reprodução. Deve-se mostrar o que é a notícia, a manchete, a organização dos cadernos e explicar a diagramação. Na produção dos textos, levar a refletir sobre os fatos ocorridos na escola. Os alunos devem reconhecer para qual público-alvo ele irá escrever e propor o estudo dos gêneros organizados em sequências didáticas e relatando sempre as experiências propostas, por Freinet, que conforme os autores, ‘abre as portas’ à dimensão comunicativa da linguagem bem diferente da ‘pedagogia do coroamento’, que tratava o ensino da língua materna, como a representação perfeita da ‘arte de escrever’.
Fonte: www.diariodorio.com . Acesso em: 15/06/2013
Podemos citar um outro exemplo de contextualização:Um anúncio publicitário em que aparecia uma balança e os seguintes dizeres: “ABAIXO A DITADURA”, será difícil para um educando que desconhece o que foi a ditadura militar, pois o mesmo não viveu a realidade desta época. O professor deverá ampliar esse conhecimento para que o aluno entenda o gênero proposto, neste caso, um anúncio.


Muitas vezes, é preciso recorrermos a outros contextos, que inclusive, extrapolem o estudo do gênero que estamos abordando.

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