GÊNEROS
E PROGRESSÃO EM EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA – ELEMENTOS PARA REFLEXÕES SOBRE UMA
EXPERIÊNCIA SUÍÇA (FRANCÓFONA) DOLZ Joaquim & SCHNEUWLY
Bernard (1996)
DISCUSSÃO EM GRUPO: “DIMENSÃO
COMUNICATIVA DA LINGUAGEM”
A intenção
é trazer os gêneros para contextualização de sala de aula e para
instrumentalizar o discente a ampliar e a aplicar a expressão oral e escrita.
Exemplo:
quando propomos a elaboração de jornal, não podemos trazer um jornal e
simplesmente pedir aos alunos para que façam uma publicação, como se a prática
fosse uma mera reprodução. Deve-se mostrar o que é a notícia, a manchete, a
organização dos cadernos e explicar a diagramação. Na produção dos textos, levar
a refletir sobre os fatos ocorridos na escola. Os alunos devem reconhecer para
qual público-alvo ele irá escrever e propor o estudo dos gêneros organizados em
sequências didáticas e relatando sempre as experiências propostas, por Freinet,
que conforme os autores, ‘abre as portas’ à dimensão comunicativa da linguagem
bem diferente da ‘pedagogia do coroamento’, que tratava o ensino da língua
materna, como a representação perfeita da ‘arte de escrever’.
Fonte: www.diariodorio.com . Acesso em: 15/06/2013
Podemos
citar um outro exemplo de contextualização:Um anúncio publicitário em que
aparecia uma balança e os seguintes dizeres: “ABAIXO A DITADURA”, será difícil
para um educando que desconhece o que foi a ditadura militar, pois o mesmo não
viveu a realidade desta época. O professor deverá ampliar esse conhecimento
para que o aluno entenda o gênero proposto, neste caso, um anúncio.
Muitas
vezes, é preciso recorrermos a outros contextos, que inclusive, extrapolem o
estudo do gênero que estamos abordando.
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